segunda-feira, 14 de julho de 2008

Acervo: Rede Ferroviária Mogiana

As ferrovias

Embora não tenha passado nenhuma ferrovia por nosso município, porém trouxe de certa forma um espécto econômico de carater prático, elas passaram ocupar um papel de destaque, pois vieram contribuir positivamente no escoamento dos produtos aqui cultivados. Como a conseguinte intensificação do povoamento goiano que ligou-se a duas ordens principais: de um lado facilitou o acesso dos produtos goianos aos mercados do litoral, de outro possibilitou a ocupação de vastas áreas da região meridional de Goiás, correspondendo à efetiva ocupação agrícola e pecuária. Desta forma entre outros povoados, viria consolidar-se também a Villa de São Sebastião das Bananeiras.

A Estrada de Ferro Goiás teve a construção iniciada em 1907, sendo inaugurado o trecho inicial de Araguari, MG, a Engenheiro Bethout em 1911. Outros trechos foram construídos, como também recebidas linhas da EFOM, concluindo-se a ligação final com Anápolis em 1935.

Outro fato marcante foi a iniciativa do Padre Marinho, com a finalidade de estabelecer relações comerciais com Minas Gerais e São Paulo, utilizou como referência para fazer uma estrada, o caminho dos tropeiros. Partindo de Campinas (hoje bairro de Goiânia), rumava em direção da região a qual deu o nome de Pouso Alto (Piracanjuba), passando por Morrinhos, daí seguindo até a margem direita do rio Paranayba, chegando até o lugar onde encontrava-se instalado o Porto do Major Camillo, onde mais tarde, deu-se a construção da Ponte Afonso Pena, inaugurada em 15 de novembro de 1.909, ligando definitivamente os Estados de Goiás e Minas Gerais.


Nenhum comentário:

TEODOLITO

TEODOLITO
O terceiro levantamento topográfico da nossa cidade foi realizado por Fritz Georg Wilkin usando esse equipamento. (Acervo - Movimento Cultural Terrajóia) Cedido pelo Sr. Rovalino

Quem sou eu

Minha foto
A área do município é de 2.475 Km2, contando atualmente com o distrito de Marcianópolis e quatro aglomerados: Posto Alvorada, Rochelândia, Santo Antônio, Serrinha e Venda-Seca. População 32.492 hab. (IBGE2010)Sendo 29.940 no perímetro urbano e 2.552 no perímetro rural.