segunda-feira, 14 de julho de 2008


Foto da Ponte Afonso Pena sobre o Rio Paranaíba ( Acervo : Wolney Tavares)


Fatos que contribuíram

para o desenvolvimento da região

1.843- Em virtude da facilidade em adquirir terras, pelo seu baixo valor e ótima fertilidade do solo, aos poucos, aqui foram-se instalando os primeiros moradores.

1873- Um decreto do Governo Imperial “Com o propósito de dotar a Província de Goiás de reais condições de transporte ferroviário, visando integrá-lo ao resto do território brasileiro, surge em 1873 um decreto do Governo Imperial para que tal situação seja concretizada. Dessa maneira, o então presidente da província goiana Antero Cícero de Assis, foi autorizado a contratar a construção de uma estrada de ferro para ligar a cidade de Goiás, ora capital, à margem do Rio Vermelho, partindo da estrada de ferro Mogyana.”

1.891- A Constituição de, diz no Art. 3º - “Fica pertencendo à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14.000 Km2, que será oportunamente marcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal.”

1.896- Cinco anos após a promulgação da Constituição de 1891, noticia-se a chega da estrada de ferro.

1.909- Inaugura-se a Ponte Afonso Pena na divisa de Goiás com Minas Gerais (Itumbiara).

1.909- Mogyana, os trilhos da Ferrovia Paulista atingiram a cidade mineira de Araguari, é o progresso vindo em nossa direção.

1913- Goiás foi ligado à Minas Gerais pela E.F. Goiás e pela “Rede Mineira de Viação”. Inaugura uma nova fase na história da evolução do Estado de Goiás. “A idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915”.


Nenhum comentário:

TEODOLITO

TEODOLITO
O terceiro levantamento topográfico da nossa cidade foi realizado por Fritz Georg Wilkin usando esse equipamento. (Acervo - Movimento Cultural Terrajóia) Cedido pelo Sr. Rovalino

Quem sou eu

Minha foto
A área do município é de 2.475 Km2, contando atualmente com o distrito de Marcianópolis e quatro aglomerados: Posto Alvorada, Rochelândia, Santo Antônio, Serrinha e Venda-Seca. População 32.492 hab. (IBGE2010)Sendo 29.940 no perímetro urbano e 2.552 no perímetro rural.