segunda-feira, 14 de julho de 2008

Bom Jesus de Goiás

Edificação da Primeira Igreja de Bom Jesus de Goiás.


No final do século XIX, Bom Jesus era apenas um conjunto de terras que pertencia à província de Santa Cruz de Goiás, com sede em Morrinhos, e compreendia os distritos de Santa Rita do Paranaíba, Santa Rita do Pontal e São Sebastião das Bananeiras, Todas essas regiões eram ocupadas principalmente pelos índios Caiapós. Bom Jesus na época era apenas um ponto de passagem dos tropeiros que tocavam suas boiadas, de Minas Gerais em direção ao Mato Grosso.
A posse deu-se no final do século XIX e início do século XX quando, de carro de boi chegaram os primeiros desbravadores para edificar-se na região, promovendo a agricultura de subsistência e trazendo a força econômica da pecuária, dando estímulo ao desenvolvimento econômico e social.
Dentre os exploradores estavam: Honorato e Carolina Vieira da Mota, que vieram de Minas Gerais e fixou residência na fazenda, às margens do então puro e límpido ribeirão Bom Jesus.
Os antigos moradores formaram então o arraial. Em 1925, Dona Carolina Vieira da Mota fez a doação de 6 (seis) alqueires de terras para a construção da primeira igrejinha, e formação do desenvolvimento cultural do povoado. A escritura pública foi lavrada no ano de 1934 em Bananeiras, hoje Goiatuba.
Motivados pela religiosidade e pela fé dos moradores, criaram as festas em homenagem aos padroeiros: Senhor Bom Jesus e São Sebastião, cuja renda era em benefício da construção da Igreja Matriz.
Do trabalho dos moradores que era muito valorizado pela devotada cristã Carolina Vieira da Mota, que expressava sua fé, principalmente em atos de caridade e serviço ao próximo, o povoado de Bom Jesus foi se desenvolvendo.
Em 23 de dezembro de 1953 pela Lei Municipal n.º 56, foi criado o Distrito de Bom Jesus e em 1955 foi nomeado para o cargo de subprefeito o Sr. Luiz Gomes de Freitas.
Em 1959 foi nomeado o subprefeito, Sr. Alípio Cândido de Lima, que governou no período de 1959 1961. Em 1961 foi nomeado o subprefeito, Sr. Oscar Luiz de Mendonça, que governou no período de 1961 1964.
Pela Lei Estadual de n.º 4.796, de 7 de novembro de 1963 foi criado o Município de Bom Jesus de Goiás, território desmembrado de Goiatuba. A instalação do município efetivou-se no dia 1 de janeiro de 1964, com o nome de Bom Jesus de Goiás.

Um comentário:

bandeirantes.semper.parata disse...

Olá estou procurando informações de Zaira Lisboa, que foi uma das 11 primeiras bandeirantes no brasil em 1919, em cerimônia no Rio de Janeiro.

Obrigada.

TEODOLITO

TEODOLITO
O terceiro levantamento topográfico da nossa cidade foi realizado por Fritz Georg Wilkin usando esse equipamento. (Acervo - Movimento Cultural Terrajóia) Cedido pelo Sr. Rovalino

Quem sou eu

Minha foto
A área do município é de 2.475 Km2, contando atualmente com o distrito de Marcianópolis e quatro aglomerados: Posto Alvorada, Rochelândia, Santo Antônio, Serrinha e Venda-Seca. População 32.492 hab. (IBGE2010)Sendo 29.940 no perímetro urbano e 2.552 no perímetro rural.