segunda-feira, 14 de julho de 2008

História de Joviânia

Sr. João Cassimiro Borges

A história de Joviânia está ligada à Santa Padroeira Nossa Senhora D’Abadia. Conta-se que foi feito uma doação de terras em intenção da Santa Padroeira, por Antônio Miguel da Costa, homem devoto e religioso. Seu desejo era construir um vilarejo próximo a cidade de Goiatuba, que se encontrava a 49 Km desta região.

Sra. Candida e Manoel Cassimiro
Pelo interesse na construção do vilarejo, Antônio Miguel da Costa, um dos proprietários da fazenda Boa Vista (1921/23 - Livro 001 pagina 56 verso e Livro 26 página 72 verso do Acervo Histórico de Goiatuba) fez florescer o sentimento nas pessoas que o rodeava, despertando assim o amor pelo passado e pela história. Mais tarde em meados do século XX, exatamente no ano de 1942, a força e a tenacidade de muitos fez com que fosse fundado o povoado de Bela Vista, antes Pindaíba. Nomes de pessoas como os Srs.: Joviano Ferreira Barbosa, Virgílio Serafim Tavares, a senhora Florsina Miquelina de Jesus viúva do Sr. Francisco Serafim de Carvalho e filha do Sr. Antônio Miguel da Costa, são considerados os verdadeiros fundadores de Joviânia, de acordo com dados fornecidos por pessoas residentes na cidade desde a sua fundação.

Família do Manoel Cassimiro
Para felicidade de homens lutadores, em 1953, onze anos após a fundação do povoado de Bela Vista, através da Lei Municipal nº. 57 de 2 de dezembro de 1953, este foi elevado a categoria de Distrito de Goiatuba, com a denominação de Joviânia. Seis anos depois com a promulgação da Lei Estadual nº. 2.128 de 14 de novembro de 1.958, Joviânia ganhou sua emancipação desmembrando-se definitivamente de Goiatuba.

Adelia Luiza Barbosa - Esposa do João Cassimiro Borges 
Arquivo de família

Um comentário:

Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

TEODOLITO

TEODOLITO
O terceiro levantamento topográfico da nossa cidade foi realizado por Fritz Georg Wilkin usando esse equipamento. (Acervo - Movimento Cultural Terrajóia) Cedido pelo Sr. Rovalino

Quem sou eu

Minha foto
A área do município é de 2.475 Km2, contando atualmente com o distrito de Marcianópolis e quatro aglomerados: Posto Alvorada, Rochelândia, Santo Antônio, Serrinha e Venda-Seca. População 32.492 hab. (IBGE2010)Sendo 29.940 no perímetro urbano e 2.552 no perímetro rural.