segunda-feira, 14 de julho de 2008

Aspectos econômicos e culturais

A economia de Goiatuba centra-se na agropecuária. Nos últimos anos, a indústria e o comércio vêm se desenvolvendo de forma latente. Goiatuba conta com grandes empresas nos ramos mais diversos: abatedouros de frango, revendas de automóveis, laticínios, lojas de implementos agrícolas, entre outros. Algumas empresas se destacam no cenário regional, nacional e internacional: a usina de álcool Goiasa (Goiatuba Álcool Ltda.), Sementes Selecta, Baru (roupa de cama, mesa e banho), Laticínio Polenghi (que produz grande parte do sorvete vendido pelo McDonald’s), Adubos Sul Goiano, Adubos Terra Verde etc. Goiatuba é a rota desenvolvimentista no sul de Goiás.

O prédio do antigo Grupo Escolar Dr. Laudelino Gomes de Almeida, inaugurado na fria manhã de 9 de agosto de 1.939, a mais antiga instituição educacional pública da cidade, foi no passado e, tendo sido também palco de eventos culturais, artísticos, literários. Através de verba federal que foi restaurado e transformado em Centro Cultural Dr. Laudelino Gomes de Almeida com a sua reforma em 1997/98, tornou-se um dos cartões postais da cidade em meio de tantas outras belezas a serem mostradas. No Centro Cultural também se encontra a parte administrativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A área externa do prédio possui um teatro de arena com sistema de acústica apropriada, palco dos eventos teatrais e artísticos que preenchem o cotidiano dos goiatubenses através de várias iniciativas educacionais e culturais, interagindo comunidade, cultura e escola. Sem dúvida, uma das atrações do Centro Cultural Dr. Laudelino Gomes, fica por conta do Museu Histórico da cidade, que promete uma grande surpresa a comunidade. Numa parceria com o Movimento Cultural Terrajóia, uma ONG sem fins lucrativos, e reconhecida por lei como (IUP) Instituição de Utilidade Pública que, também visa o resgate, a preservação e difusão da nossa memória cultural. Contribuindo com a montagem e desenvolvimento do primeiro projeto museológico da cidade

Inicialmente com o nome de Mini-museu Manoel Gabinatti, que foi em tempo pretérito, idealizado pelo professor Eurípedes Vieira de Castilho, já sobreviveu por várias administrações. Conta com a otimização do espaço, reservado a história da cidade, por meio de exposições permanentes de fotos, documentos e objetos antigos. Sem contar o projeto mais recente, a criação do Arquivo Histórico do Município, que foi instituído por lei e contará com um acervo inicial de mais de 300 livros antigos já inventariados, mais de 1.800 fotos, todo em fase de catalogação, onde somam boa parte da nossa história, nossa verdadeira identidade. Em 1.997 o Sr. Adevaldes Pereira, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Goiatuba, fez ao Movimento Cultural Terrajóia a doação de um projetor cinematográfico 35mm que pertenceu por longas datas ao Cine e Teatro Lúcio Prado. Cinema este, que foi um projeto do Cel. Lúcio Gonçalves do Prado, iniciado em 1.948 e inaugurado em abril de 1.949, funcionou até 1989.

Nenhum comentário:

TEODOLITO

TEODOLITO
O terceiro levantamento topográfico da nossa cidade foi realizado por Fritz Georg Wilkin usando esse equipamento. (Acervo - Movimento Cultural Terrajóia) Cedido pelo Sr. Rovalino

Quem sou eu

Minha foto
A área do município é de 2.475 Km2, contando atualmente com o distrito de Marcianópolis e quatro aglomerados: Posto Alvorada, Rochelândia, Santo Antônio, Serrinha e Venda-Seca. População 32.492 hab. (IBGE2010)Sendo 29.940 no perímetro urbano e 2.552 no perímetro rural.