sábado, 10 de janeiro de 2009

PREFEITOS DE GOIATUBA 1931-2008

1) FRANCISCO EVARISTO DE OLIVEIRA -1931/38. Nascido a 23 de Outubro de 1903 em Ouro Preto-MG, diplomado em farmácia.Veio inicialmente para Morrinhos como goleiro do América Futebol Clube e posteriormente radicando-se em Goiatuba exercendo inicialmente a carreira de comerciante no ramo da farmacologia. Além de exercer a sua profissão, jogava futebol, o qual, do dizer de Dr.Álvaro Xavier de Almeida, chegou a defender a seleção goiana de futebol , nos idos de 1930. Mercê á sua popularidade de farmacêutico e capacidade profissional, chegou a cumprir o mandato de prefeito por três mandatos. Para administra melhor, encomendou também o primeiro mapeamento da cidade, organizando o traçado das ruas. Nomeado para exercer as funções de Prefeito Municipal, pelo Decreto Lei nº 677 de 21 de Janeiro de 1931. Tomou posse no dia 20 de fevereiro no mesmo ano. No ano seguinte afastou-se do cargo para incorporar as fileiras dos combatentes das “forças legalistas” quando foi substituído interinamente pelo Sr. Joaquim de Souza Filho (Sr. Zote). Reassumiu seu cargo em 19/10/33 das suas obras destacaram-se:
a)Abertura das primeiras ruas,
b)Cadeia Municipal (na Rua Araguaia)
c)Construção do primeiro cemitério (São Sebastião)
d)Construção do primeiro Grupo Escolar de Goiatuba (hoje Centro Cultural Dr. Laudelino Gomes de Almeida).

CURIOSIDADE:
Foi fiel companheiro político de Dr. Pedro Ludovico, inclusive liderou um grupo de voluntários quando, foi prefeito e fasto-se temporariamente para estar em Minas Gerais junto a outros companheiro revolucionários em defesa de Goiás. Encontramos no L36P2 (1.932) do Arquivo Histórico Municipal “Alistamento de voluntários do município de Bananeiras, para defesa do governo de Dr. Pedro Ludovico Teixeira, Interventor Federal do Estado de Goiás: Francisco Evaristo de Oliveira, Antônio E. Lima, Miguel Pereira Cabral, Alceu Marques, Floripes de Freitas, Antônio Bento Godoy, Gumercindo Pimenta, Virgílio Gomes da Rocha, João Vieira de Castilho, Sebastião Soares de Abreu, Pedro Arantes, Irmão Vieira de Castilho, Joaquim Teotônio Segurado, Natal Alves de Siqueira, João Fialho,Arnaldo Souza, José Quirubino do Amaral, Frederico Wilken, Sebastião Rodrigues Santos, Adelino Farias Arantes, Placídio Marques,Genésio José Marques, Belchior Paiva Pinto.”(Copyright by Wolney Tavares)

2) JOAQUIM DE SOUSA FILHO (SR. ZOTE) -1932 - Época em que não existia o "Cargo de vereador e sim os Conselheiros Municipal", Sr. Zote foi prefeito Interino por um curto período (21 de julho a 19 de setembro de 1932) na qualidade de Conselheiro Municipal, administrando as obras iniciadas pelo Sr. Francisco Evaristo de Oliveira.(Copyright by Wolney Tavares)

3) JOÃO GARCIA ROSA -1938 Interino, por um curto período, dando prosseguimento as obras iniciadas pelo Sr. Francisco Evaristo de Oliveira.(Copyright by Wolney Tavares)

4) DURVAL PEREIRA - 1938/39- Tomou posse no dia 13 de junho de 1938. Dotado de certa cultura, dispensou grande ajuda ao ensino primário, pois também era professor, compôs um hino homenageando Goiatuba. Providenciou o levantamento topográfico da cidade, trocou o nome da rua Goiás para Presidente Vargas (nome correto da avenida é Presidente Getúlio Dorneles Vargas). Mudou o nome de Bananeiras para Goiatuba, por esse motivo sofreu com a adversidade de políticos da ocasião, inclusive em artigo escritos em jornal do Rio de Janeiro por Guilherme Xavier de Almeida, então Deputado Federal por Goiás. Notadamente uma página sob o titulo: “Goiatuba, isto é nome que se dá a uma cidade? Durval Pereira ainda sofreu a guerra de outros comentários irônico como aquele de Vasco dos Reis, secretário de Pedro Ludovico na ocasião, que disse: “de Bananeiras para Goiatuba é o mesmo que de banana para goiaba, que é uma fruta muito pior”. A propósito do nome de Goiatuba, quando de sua escolha outros foram sugeridos: Brasília, Itápolis, Goiaçu (que não foi bem aceito porque alguém observara os perigos de serem denominados de goiaçuínos). O professor Durval pereira Organizou e fez o mapa do município e comprou a Ponte Afonso Arantes, sobre o Rio Meia Ponte, liberando-a ao transito público.(Copyright by Wolney Tavares).

“Durval Pereira nasceu em Japuíba, Estado do Rio de Janeiro, próximo a Angra dos Reis, onde passou a infância. Sua educação foi dada pelo Colégio Anchieta em Nova Friburgo-RJ, o que evidencia uma formação intelectual refinada. Trabalhou durante 14 anos na ferrovia Sul de Minas, na cidade de Leopoldina e Passa Quatro, e aposentou-se por possuir graves problemas respiratórios. Além de ferroviário, destaca-se como poeta, musicista e pintor, conforme alega outro jornal da cidade.

A capacidade intelectual desse jornalista já conhecida na cidade, sob outros aspectos diversos. Musicista, pintor e poeta, o seu talento multiforme se manifestará com brilho intenso [...] (O Cruzeirense. Cruzeiro, 30 jul. 1933, n.43). Funda “O Momento”, na cidade de Cruzeiro em 1933, onde residia com sua mulher e seus quatro filhos, mas estreou na imprensa fluminense em sua época de estudante, e escrevia para diversos jornais.

Durval é apontado como a Vanguarda do Comunista na região, pelo delegado de ordem. Podendo subentender, ao confrontar com trecho da uma carta escrita em 10 de novembro de 1933, que a sua militância de esquerda se define ao longo da publicação do jornal.”

Pesquisa e contextualização da Profª. Cláudia Ribeiro Mestra em História.



4) GLICÉRIO CUNHA -1939/42- Tomou posse a 5 de julho de 1939, e entregando a prefeitura a 30 de agosto de 1942. Construiu o primeiro campo de aviação, em duas pistas com hangar criando o “Aeroclube de Goiatuba”, Incentivado pelo jornalista Assis Chateaubriand, conseguindo através da campanha da aviação civil, , um avião teco-teco. Promoveu o treinamento de vários pilotos. Organizou o alojamento do fórum.. No seu tempo havia grande animação na cidade. Memoráveis foram às barraquinhas e os carnavais no Grupo Escolar Dr. Laudelino Gomes.(Copyright by Wolney Tavares)

5) ORLANDO BORGES JÚNIOR -1942/45 - Nomeado por Interventoria Federal lei nº 560, tomando posse no dia 31.10.42, destacando as seguintes obras: Fixação do quadro de divisão judiciária, passando GOIATUBA à categoria de cidade, pelo decreto de cidade, pelo decreto Lei n. 8305 de 31 de dezembro de 1943. Iniciou os serviços de encascalhamento e meio-fios das ruas; Encascalhou todas as ruas da cidade e as proveu de meios fios. Era Sobrinho do então interventor do Estado de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira.(Copyright by Wolney Tavares)

6) HÉLIO ARAÚJO de 1945 a 1946 – Pouco tempo contou para administrar; Nomeado por Interventoria Federal em novembro de 1945, governando até março de 1946. Jovem, assumiu a Prefeitura com a queda do governo Vargas. Era genro do poeta goiano Leo Lince.(Copyright by Wolney Tavares)

7) ANTÔNIO FARIA -1946/47 Nomeado também por interventoria em 27 de fevereiro de 1946. Das suas realizações destacamos apenas pequenos trechos de calçamentos na Avenida Presidente Vargas, Praça Lucio Prado e outras. Em seu governo Goiatuba foi elevada á categoria de Comarca de Primeira Entrância a ser instalado em 1.948.
O Estado como o resto do País ainda sofria da transição dos novos rumos da política brasileira pós-Vargas. Pediu a criação da comarca de Goiatuba. Em sua gestão, Goiatuba foi elevada á categoria de primeira entrância – 1º de janeiro de 1948.(Copyright by Wolney Tavares)

8) JOAQUIM JOSÉ DE BARROS -1947/48 Com a eleição do Jerônimo Coimbra Bueno para o governador de Goiás. Por ato do Governador Coimbra Bueno foi nomeado Prefeito e passou a ser ele o homem da UDN em Goiatuba . Abriu a estrada que liga Goiatuba á Região da Mata Preta . Dispensou proteção ao ensino rural. Conseguiu verbas para o aumento do nº de postes para a iluminação pública. Pouco tempo de governo e portanto sem obras de grande importância. Permaneceu frente á prefeitura até 1948. Conta-se que chegou dispor de parte do seu patrimônio (lotes) para saldar débitos da própria municipalidade, os quais se localizavam no sentido norte/sul: entre as Ruas Mamoré e Juruá, e leste/oeste: Av. Presidente Vargas e Rua Minas Gerais.(Copyright by Wolney Tavares)

9) FRANCISCO EVARISTO DE OLIVEIRA -1948/51 – Eleito pela legenda do antigo PSD deu continuidade às obras anteriores, aumentando o limite de calçamento de ruas e encascalhando várias estradas. Encomendou um novo traçado da cidade, obra que ficou a cargo de Fritz Wilken dando nome de rios, às ruas no sentido norte/sul e de Estados brasileiros que estão no sentido leste/oeste. Iniciou o serviço de calçamento da cidade e adquiriu tratores para a prefeitura.(Copyright by Wolney Tavares)

10) JOSÉ MARIA FILHO -1951/55 – Eleito pelo voto livre e direto. Elegeu-se com grande votação. Nosso município teve em seu governo uma grande ascensão. Principais obras: compra de um novo gerador para aumento da nossa energia elétrica; escoamento das águas pluviais; criação de escolas rurais. Pela Lei nº 956 (13.11.53), nossa cidade foi elevada a Segunda Entrância.(Copyright by Wolney Tavares)

11) ANTÔNIO RODRIGUES DE FREITAS -1955/57 - Eleito pelo voto livre e direto nas eleições de 3 de outubro de 1954, tomou posse em 31 de janeiro de 1955. Prosseguiu os serviços de calçamento, iniciou a arborização da cidade, no seu governo fez-se a primeira reforma da Praça São Sebastião (hoje Pça. Cel. Lúcio Prado). Fez aquisição de terreno para a instalação de Correio e telégrafos. Por motivos de força maior teve que se afastar assumindo o cargo o presidente da Câmara.(Copyright by Wolney Tavares)

12)JOSÉ MARTINS DE PAULA -1957/58 – Nascido em 1900 na cidade paulista de Franca, aqui chegou muito novo. Ocupou, por várias vezes a função de vereador. Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, inesperadamente foi obrigado a assumir o cargo de prefeito municipal com o afastamento do Sr. Antônio Rodrigues de Freitas. Período muito curto para governar, impossibilitado de realizar grandes obras. Abriu a Av. Amazonas.(Copyright by Wolney Tavares)

13) FRANCISCO EVARISTO DE OLIVEIRA -1958/61 – Francisco Evaristo de Oliveira. Ocuparia pela terceira vez o cargo de prefeito, dando muito apoio ao ensino primário. Durante sua gestão houve os seguintes melhoramentos: Construção do então grupo escolar Pio XII; iniciou as obras do Paço Municipal, (Sede Administrativa do Governo Municipal); Com auxilio do Governo Estadual, fez abertura da estrada que liga nossa cidade à BR- 153; trouxe a sub-estação elétrica (Cachoeira Dourada). Francisco Evaristo era mais conhecido como Sr. “QUINHO”. Ocuparia pela última vez o cargo de prefeito.(Copyright by Wolney Tavares)

14) DR. JOAQUIM ROSENDO P. FILHO - 1961/66 - Eleito pelo voto livre e direto nas eleições de 3 de outubro de 1960. Tomando posse no dia 31 de janeiro de 1961. Ausentou-se por 15 dias, passando o governo ao seu substituto legal, vice-prefeito Dr. Ayrton Sebastião Allá. Durante sua gestão houve uma série de melhorias e destacamos:
a) Organização do plano diretor e projeto de serviço de saneamento, água e esgoto, construção dos armazéns e Silos da CASEGO com recursos do BNDE E Aliança para o progresso
b) Instalação do serviço de telefonia
c) Posto de vendas S.A.P.S (gênero alimentícios)
d) Construção da Delegacia Regional de segurança Pública (hoje delegacia de polícia)
e) Conclusão do Paço Municipal
f) Iniciou a obra do Colégio Estadual de Goiatuba
g) Grupo Escolar Maria Estivalet Teixeira
h) Grupo Escolar Manoel Vicente Rosa
i) Deu grande impulso as atividades artística e literárias na cidade.
j) Equipou a prefeitura com todo o maquinário, etc
Recebendo na época todo apoio do então governador Mauro Borges.(Copyright by Wolney Tavares)

15) DR. AYRTON SEBASTIÃO ALLA -1966 (interino)
(Copyright by Wolney Tavares)
16) DIVINO GARCIA ROSA -1966/70 Nasceu no município de Uberlândia em 1934, veio para Goiás ainda menino. Exerceu várias atividades empresariais na cidade. Elegeu-se vereador e depois prefeito. Eleito pelo voto livre e direto nas eleições de 3.outubro.65, tomando posse no cargo no dia 31 de janeiro de 1.966, destacando por inúmeras obras em seu governo das quais enumeraremos algumas: Conclusão da obra do Colégio Estadual de Goiatuba; remodelação da Praça Lucio, dotando-a de fonte de sonora e luminosa; arborização de nossas ruas; reforma e ampliação do cemitério; ampliação da rede elétrica e iluminação a mercúrio da Avenida Presidente Vargas; o tão sonhado asfaltamento da GO-19; construção do Conjunto Residencial “Vila Esperança”, e conseguiu do governo o Grupo Escolar Min. Alfredo Nasser e reformas se vários outros. Finalmente a construção do majestoso e soberbo estádio Municipal que leva seu nome: “DIVINÃO” Através do Estado a edificação dos armazéns da CASEGO. Incentivou o ensino de 1º e 2º graus. Construiu inúmeras escolas rurais, era permanente o cuidado com a limpeza e embelezamento da cidade. Em seu tempo foi uma época de ouro para a cidade. Pois, contou com todas as benesses do governo Otavio Lage de Siqueira. Fixou residência no Maranhão onde se dedicou com sucesso, à atividade agropecuária.(Copyright by Wolney Tavares)

Nenhum comentário:

TEODOLITO

TEODOLITO
O terceiro levantamento topográfico da nossa cidade foi realizado por Fritz Georg Wilkin usando esse equipamento. (Acervo - Movimento Cultural Terrajóia) Cedido pelo Sr. Rovalino

Quem sou eu

Minha foto
A área do município é de 2.475 Km2, contando atualmente com o distrito de Marcianópolis e quatro aglomerados: Posto Alvorada, Rochelândia, Santo Antônio, Serrinha e Venda-Seca. População 32.492 hab. (IBGE2010)Sendo 29.940 no perímetro urbano e 2.552 no perímetro rural.