
Fontes pesquisadas:
Fragmentos do passado por: Wolney Tavares
Resumo
Em 1.976 iniciamos a coleta de dados, fotografias, documentos, resgate da oralidade histórica e informações sobre o surgimento e significado do nome de Goiatuba. Ainda julgamos pouco pelo que se tem sobre nossa história e por esta razão, isso nos coloca sob a responsabilidade de disponibilizar tais documentos, fotos e parte da oralidade histórica que coletamos no decorrer desse período. Com o intuito de facilitar o acesso a estas informações, disponibilizamos aqui parte do nosso acervo. Até que possamos fazê-lo numa edição impressa (livro) “GOIATUBA contando nossa história”.(Wolney Tavares)
Pela alcunha de goiatubense, situo-me sempre!
... em 1.976 ao visitar a Biblioteca Pública Municipal Dr. Andrade, descobri que faltava no seu acervo um dos mais importante instrumentos, um livro que pudesse contar a nossa identidade histórica!
Iniciei um trabalho simples que todos nós, já há tempos, poderíamos ter feito. Juntar documentos..."Arquivar documentos, textos, fotos, objetos e indagar mais sobre nosso passado ou mesmo qualquer tipo de publicação".
Deu certo, muitas pessoas colaboraram. Mesmo podendo afirmar que perdemos muito das nossas identidades: tradição, cultura e história. Porem, sinto-me privilegiado em estar participando desse momento, com essa releitura. Muito perdemos no tempo, ainda há o que salvar. Lamentável... mesmo assim, temos muito o que fazer nessa trajetória!
Não reparem... Contribuo n'aquilo que posso, procurando superar meus limites. Faço aqui, o meu papel de cidadão goiatubense, quisera eu ser um nato historiador, quem sabe... um dia alguém o fará!
Sem embargo algum, disponibilizo aqui algumas das minhas anotações ... se você reescrever, peço apenas para citar a fonte, um trabalho de 32 anos deve ser respeitado!
Aos meus tantos mestres, entre eles em especial: Eurípedes Vieira de Castilho e Gildo Garcia Guimarães, o meu apreço, respeito e admiração!
Um abraço e boa leitura!
Wolney Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário